About us

Thursday, June 26, 2014

DIY Cherry Chutney



Eu tenho uma necessidade quase incontrolavel de querer saber sempre mais um bocadinho sobre alguma coisa.
Quando me comecei a interessar pelas novas tendências (um pouco radicais) dos americanos sobre alimentação encontrei um padrão.
Em todos os relatos de Paleo ou Whole30 Followers há em comum as vantagens que notam na mudança de alimentação de produtos altamente processados para naturais e biológicos. Muitos passam a plantar os seus próprios legumes, produzem o próprio leite (de cereais), abdicam dos molhos de compram e descobrem novas formas de dar sabor às comidas que até há bem pouco tempo nem sabiam que existiam.

Eu já estive no outro lado deste jogo. Eu já comi "bem" e mudei-me para os estados unidos e passei a comer mal. Ao início nem sentimos a mudança, mas poucas semanas depois o corpo pede por peixe fresco, pede fruta, pede menos molhos e menos gorduras. O cúmulo que senti foi precisar de comer McDonald para desintóxicar, para me sentir menos "doente".

Agora,  uma coisa que nem todos relatam é o que se sente nos primeiros dias após tamanha mudança de hábitos. Depois de mudar de mal para bem.
Nós habituamo-nos a ter na nossa alimentação a quase todas, se não todas as refeições, hidratos de carbono e açucar. Crescemos com batatas à mesa, arroz ou massa ao almoço ou ao jantar. Um pão com manteiga ao pequeno almoço e bolinho ao lanche na pastelaria do bairro. O nosso corpo aprendeu a viver assim. Aliás, a roda dos alimentos, dizia-nos que, nas porporções correctas, a nossa alimentação até não era das piores.

Mas mudemos. Mudemos de hábitos e tentemos abdicar da batata cozida a acompanhar o bacalhau, ou do arroz branco com o frango assado no forno, ou da massa de atum. Vamos deixar de comer o bolo ao lanche e preferir uns sticks de vegetais, ou um batido de fruta.
Eu continuo acreditar que esta é a mudança correcta, não me interpretem mal. É, sem dúvida, muito mais saudavel, mas os primeiros dias, meus amigos, são (perto de) excruciantes. A energia desaparece, dói-nos o corpo, temos sono, e pouca paciênca.

Eu li, e senti. Custa, custa mesmo muito, mas depois passa, dizem. Enquanto não passa, disfarçamos a necessidade e aumentamos os níveis de paciencia, com chutneys feitos em 10 minutos. Pode não ser perfeito, mas vais fazer a vida dos que nos rodeiam certamente muito mais fácil. (Aturar-me com fome e o cabo dos trabalho)

Ingredientes
3 c. sopa de compota de Cerejas caseira
1 c. sopa de vinagre
1 c. chá de vinagre balsámico
1 c. chá sumo de limão
1 c. chá de sal
1 c. café de pimenta moída
1 malagueta fresca picada
1 ramo de hortenã

1. Numa panela pequena junte todos os ingredientes e metade do ramo de hortelã picado. Deixe ferver durante 10 minutos, mexendo de tempo a tempo para não pegar.
Inicialmente pode verificar que a compota ficará mais líquida, mas depois de 5 minutos a ferver começa a ficar novament em ponto rebuçado.
2. Ao fim de 10 minutos junte a restante hortelã picada e sirva com sobre a carne.

Cooking is at once child's play and adult joy. And cooking done with care is an act of love.  Craig Claiborne

2 comments:

  1. Fiz chutney apenas uma vez e com figos gostei muito
    Este parece-me ser uma delicia
    bjs

    ReplyDelete
  2. Hummmm, deve ser uma delicia!
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ReplyDelete