About us

Wednesday, February 27, 2013

Crepe de atum e abacate


Há uns 12-15 anos, sejamos realistas, a variedade de frutas, dispostas nos supermercados era consideravelmente menor. Maças, Pêras, Laranjas não faltavam no centro da mesa, e mais tarde, quase como por moda, a manga, a papaia e a anona.

Quando fui aos Estados Unidos, em 2002, pela primeira vez, foi-me apresentada a maravilha das frutas transformada em puré. Digam o que disserem, era puré. Isso, para quem me conhece, sabe que só por si bastava. Abacate, açucar e canela. Perfeito. Ficava bem ao pequeno almoço, ao jantar, ao lanche, com panquecas, ou sem panquecas.
Esta é, à parte das casas de madeira com a bandeira no jardim e das 'crianças' a conduzir, a minha mais presente memória.

Adoro transformar abacate num simples snack salgado, ou numa sobremesa, mas acho, principalmente, que é um excelente substituto da maionese.
Foi assim que surgiu um jantar rápido e perfeito para jantares de verão na varanda.

Ingredientes:

Crepes/Wrap
250 ml de leite
1 c.sopa óleo
12 c. sopa de farinha
3 ovos

Recheio
2 latas de atum
1 chalota
1 tomate
1 molho de coentros picados
1 abacate maduro transformado em puré
sal e pimenta q.b.

1. Prepare os crepes batendo todos os ingredientes. Aqueça uma frigideira anti aderente pincelada com um pouco de óleo/manteiga. Deite uma concha do preparado dos crepes e incline a frigideira de forma a que a massa fique espalhada em forma de circulo. Quando as bordas se começarem a desprender vire o crepre com a ajuda de uma espátula. Deixe cozinhar por mais 1 minutos. Reserve.
2. Corte o tomate em cubos e junte à chalota picada. Com a ajuda de um garfo esmague grosseiramente o atum e adicione a tomate.
3. Misture o puré de abacate e tempere com sal e pimenta a gosto.
4. Junte os coentros.
5. Disponha 2/3 colheres de sopa de recheio no meio de um crepe e forme um rolo.

Perfeito para ser servido com salada.
Score: 10/10 (sem dúvida)

“Cooking requires confident guesswork and improvisation-- experimentation and substitution, dealing with failure and uncertainty in a creative way”



Paul Theroux

3 comments:

  1. Olá
    Vim retribuir a visita e gostei muito destes crepes, também gosto muito de abacate

    Beijokas
    http://saboresleveslena.blogspot.pt

    ReplyDelete
  2. Tem montes de bom aspecto mas, se fosse o meu gato a essa distância do teu cozinhado, devorava-te o prato todo antes de teres tempo de o cheirar!

    ReplyDelete
  3. Gostei imenso do recheio destes crepes, parece muito delicioso.
    Kiss, Susana

    ReplyDelete