About us

Friday, February 15, 2013

Bolo de Abóbora e Chocolate


Olho muitas vezes para a minha barriga e penso "Esta semana, Nita Maria, estás proibida de fazer bolos".
Esta semana aconteceu-me isso. Depois dei por mim perdidinha no mozzila, com peso na (pouca) consciência que ainda tenho por não estar a trabalhar, e pensei. "Ha abóbora no frigorifico que não se pode estragar, não há espaço no congelador, alguém tem que lhe dar uso. Além disso uma casa é muito mais feliz quando cheira a bolo de chocolate."

Foi assim ... a culpa não é minha, nem da minha barriga, e muito menos da minha vontade constante de estar na cozinha. A culpa é única e exclusivamente da abóbora que tinha no frigorifico.

Simples, delicioso, e o cheiro faz-nos acreditar que é Natal em pleno dia de São Valentim.

Ingredientes:
1 chávena de abóbora previamente cozida e escorrida
6 ovos
280 g de açúcar
100 g de farinha
1 c. sopa de fermento
200 g de manteiga
200 g de chocolate
1 pitad de sal
1 c. café de noz-moscada em pó
1 c. sopa de canela em pó
100 g de nozes (recomendo pecãs, para quem sofre de aftas! :P)

1.Coza a abóbora e escorra bem.
2. Derreta o chocolate em banho maria juntamente com a manteiga.
3. Bata os ovos com o açucar até ficar em líquido.
4. Junte aos ovos o chocolate derretido e bata em velocidade baixa (só para não salpicar a cozinha, como eu!)
5. Adicione a farinha, o fermento, o sal, a canela e a noz-moscada. E bata até ficar um creme consistente. 
6. Termine envolvendo as nozes partidas aos pedaços.
7. Unte a forma com manteiga e polvilhe com farinha ou chocolate em pó e leve ao forno durante 30 minutos a 180º.

O bolo ficará húmido. Textura perfeita, na minha opinião.

Cheira ou não a Natal?

"A great many things can be resolved with kindness, even more with laughter, but there are some things that just require cake"


2 comments:

  1. Maldita abóbora. :D
    Este bolo deve ser uma perdição, a textura... Que delicia!

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ReplyDelete